Zac & Mia - Resenha


 
Eu provavelmente não sou a única pessoa que ouve "livro de câncer adolescente " e acha que é cópia de A Culpa é das Estrelas. Mas, eu estou feliz em dizer que apesar de terem o mesmo tema, Zac & Mia tem uma vibração e visão diferente de TFIOS.
Como já falei, o livro é sobre câncer, e claro que câncer não é fácil , não é glamouroso e definitivamente não é divertido. E o que eu mais gostei sobre esta história foi que AJ Betts mesmo nesses momentos inesperados e dificeis, me fez rir em voz alta . Seus personagens foram totalmente bem pensados.




   Com 17 anos de idade, conhecemos Zac Meier durante suas cinco semanas longas de estadia em uma enfermaria de câncer. Ele foi submetido a um transplante de medula óssea, e como parte de seu tratamento da leucemia, agora está confinado em um quarto na ala com apenas sua mãe e enfermeiros. Isso, até que uma adolescente se muda para o quarto ao lado do seu. Mia tem osteosarcoma e de acordo com Zac ela é a paciente mais sortuda na enfermaria , mas claro que Mia não concorda com ele. 

   Eu amei Zac . Ele é aquele garoto que você não pode ajudar, mas se apaixona. ( Oi Gus?) Todo mundo em sua vida sabe sobre seu câncer e está lá para apoiá-lo que é um grande contraste com a experiência de Mia . Mia quer sua vida a permaneça a mesma, as únicas pessoas que sabem sobre seu tratamento de quimioterapia são sua mãe e namorado. Zac é um amigo tão bom para ela, mesmo quando ela não quer que ele seja e eu o admiro muito por tentar estar lá para ela .



    O contraste em situações das famílias é interessante. Foi bom ver personagens adolescentes com os pais que estão presentes. A mãe de Zac vive com ele na enfermaria , deixando sua família , fazenda, e olival para trás. Ela é uma companheira constante e mesmo quando ela é um pain in the ass, Zac sabe que ele tem sorte de tê-la. Mia por outro lado não se dá bem com sua mãe solteira, mas ela estava lá na vida de Mia e teve de tomar decisões difíceis em nome de sua filha





Este não é um romance. É uma história de amizade. 

Apesar de tudo eu senti que ficou meio inacabado, como se faltasse alguma coisa. 
Zac & Mia (o livro e os personagens ) não parecem ficção. Mia , em particular, nem sempre é agradável, mas é por isso que eu gosto dela - ela é egoísta e apavorada e sente raiva. E Zac ... ah ... ele é doce e estóico e com certeza o coração e a alma deste livro.



A forma como eles constroem sua amizade, é parte que torna esta leitura envolvente .Não é apenas a possibilidade de um romance, mas é como eles apoiam-se mutuamente, agarram- se um ao outro e, finalmente, confiam um no outro .




Este livro é engraçado, triste e comovente. O diálogo flui e a história é bem ritmada . Acima de tudo , é acreditavél. (esta palavra existe?). Senti que este livro foi bem pesquisado, as informações sobre diferentes tipos de câncer, o tratamento e as estatísticas foram detalhados, mas não excessiva. Zac & Mia é um olhar instigante sobre a vida de duas pessoas muito diferentes e as maneiras pelas quais eles lidam com câncer.




O livro tem 285 páginas e foi publicado pela editora Novo Conceito aqui no Brasil.

Por hoje isso é tudo pessoal

Espero que tenham gostado

xoxo
Fernanda

Comentários

Postagens mais visitadas